Imaculada Conceição
Praça Imaculada Conceição, s/n, Vila Santa Maria de Nazaré
Mais Informações:

A Comunidade Imaculada Conceição é a primeira comunidade da Paróquia São Francisco de Assis. A mesma iniciou sua construção no ano de 1969, na Vila Santa Maria de Nazareth, em um terreno redondo, somando um total de onze lotes, doado por Dona Ana Leão, moradora da Vila, e por ser devota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A construção desse início fora propiciada pela doação de dois mil dólares pela, Instituição Alemã Kirche In Not dos Bispos da Alemanha. Construção simples que incluía uma singela casa onde moravam as irmãs Dominicanas. Muitas foram os colaboradores, que se empenharam na arrecadação de fundos, através de festas juninas e eventos beneficentes que os moradores realizavam para a sua construção. A assistência espiritual da comunidade é marcada pelas heranças deixadas pelos Frades Franciscanos e pelas Irmãs Dominicanas e Carmelitas que cooperaram por vários anos, com os trabalhos eclesiais de base na pastoral da catequese até o ano de 1994. Em 1989, fora iniciado a construção do Centro de Pastoral com oito salas para catequese e uma quadra de esporte. Em 1994 ampliou a capela antiga, transformando a casa das irmãs em salão para a catequese e uma secretaria. Em 2002 foi dado início a construção do salão de eventos, a fim de atender a toda a comunidade, finalizando o mesmo só em 2009. Como se pode ver, a Comunidade Imaculada Conceição é marcada pelo trabalho de gente apaixonada por gente, gente da Vila e gente de fora, que lutaram com todo empenho possível. Pois o maior mérito nesta comunidade ainda é o trabalho em equipe.

Santa Maria dos Anjos
Av. Jamel Cecílio, 719, Bairro JK
Mais Informações:

Foi iniciada a construção da Capela em fevereiro de 1981 e inaugurada em  outubro de 1982. A área foi cedida pelas Irmãs Franciscanas de Allegany (Mãe Admirável).

Trabalho realizado pelo povo da comunidade do Bairro JK e pelo prefeito Dr. Wolney Martins, a verba foi doada pela alemã Adveniat, o alicerce foi construído com trabalho da comunidade em mutirões. Foi feito um primeiro trabalho com alguns grupos, usando o evangelho de Mt 25, 14-29. Trabalharam na multiplicação dos dons, recebendo cada um deles uma quantia em dinheiro para fazer multiplicar. E foi daí que iniciaram o alicerce. A comunidade realizou também várias promoções durantes os trabalhos como: bingos, mutirões, rifas, festas, etc.

A comunidade conseguiu gratuitamente, o arquiteto, engenheiro e construtor que deram grande parte de seus trabalhos profissionais a comunidade. O pároco era Frei Geraldo que tam bém apoiou com sua presença e sugestões.

A missa de inauguração foi concelebrada por 12 sacerdotes. Na época não existia Conselho Paroquial, foram formadas equipes de trabalho, para a realização dos trabalhos toda a comunidade cooperou como: jovens, idosos, crianças e adultos, nessa ocasião surgiram as lideranças.

São Lucas
Rua NJ-1, Bairro Novo Jundiaí
Santo Expedito
Rua PSJ, 10; Bairro Parque São Jerônimo
Mais Informações:

A Comunidade Santo Expedito teve início a partir de um terço, realizado no dia 12 de Outubro de 1999, na casa da Senhora Célia. O terço foi conduzido pelo jovem Venerando Feitosa, José Geraldo e a família de Dona Célia, logo, eles começaram a rezar o terço de casa em casa, e participando das missas na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, que na época fazia parte da Paróquia São Francisco, realizavam também a novena de natal. A cada reunião para a reza do terço e da novena, o número de participantes crescia. Muitos desses participantes manifestavam o desejo de ter celebrações da Santa Missa realizadas no Parque Brasília, no entanto, não havendo frades suficientes para realizar as celebrações, o ministro Sebastião de Moraes se dispôs a celebrá-las, na casa de Ana Helena Ferreira que cedeu o espaço necessário. Após algum tempo o Senhor Geraldo conversou com Frei Longuinho que se prontificou a celebrar a Santa missa, a partir de então realizada na casa da dona Celina, no Parque Brasília. Aquele dia completava-se um ano das celebrações das missas no bairro, e o ministro João sugeriu aos moradores que fossem ao poder público solicitar junto à prefeitura um terreno para construir uma igreja, visto que a Paróquia São Francisco não estava em condições para realizar a compra desse terreno de imediato. O ministro acompanhou os moradores no dia em que foram pedir apoio ao vereador Ilmar Lopes, um conhecido do ministro, e no mesmo dia o ofício que pedia a construção da Igreja, votado e aprovado pela câmara, foi levado ao então prefeito Adhemar Santillo que garantiu a construção da Igreja, caso fosse reeleito. Nesse Período o ponto de referência da comunidade foi um salão provisoriamente alugado. Em 2000 quando a comunidade teve seu primeiro dizimista, Frei Longuinho, sabendo da situação da comunidade, se dispôs a arcar com os custos do aluguel do salão. A partir de então diversas doações e trabalhos em prol de arrecadação de fundos para a construção da comunidade foram realizados, e em 2002 a comunidade recebeu a doação do Terreno no Parque São Jerônimo. Com o documento da doação em mãos teve início a construção da Igreja no terreno. Em 2004, Frei Edgar, novo pároco da São Francisco, conseguiu o auxílio do Arquiteto Toufic Kasser Bittar, que doou o projeto arquitetônico, na realização da obra. Em 2007 foi realizada e divulgada em vários meios de comunicação a primeira festa em honra a Santo Expedito, sendo a primeira comunidade franciscana a criar os leilões de bezerros que, naquele ano, contou com doze animais. Em seguida, Frei Paulo, pároco da época, concluiu a etapa de alvenaria da segunda parte da igreja. O futuro Santuário de Santo Expedito está em construção, e a cada dia surgem mais e mais fiéis e doadores.

São José
Rua S 71 Qd.78 Lt.09, Bairro Anápolis City