Os grupos de jovens são pequenos grupos ligados a uma paróquia da Igreja Católica, formados por jovens que se reúnem frequentemente com o objectivo de refletir e debater temas bíblicos ou da atualidade.
Cada grupo tem o seu carisma próprio e maneira existir. Não existe propriamente um modelo, pronto a ser copiado. Regra geral, existem duas ou três pessoas responsáveis pela sua animação, que reunião após reunião, vão delineando as características do grupo.
Contudo, existem elementos que são comuns à maioria dos Grupos de Jovens. Por exemplo, o facto de ter como base um grupo de amigos que partilham a mesma fé, o facto de estarem atentos aos problemas sociais, respondendo de uma forma ágil e voluntária e serem uma parte ativa da vida para paróquia onde estão inseridos.
Na maioria das paróquias, estes grupos reúnem-se nos Sábados ou Domingos, embora naturalmente haja grupos que escolham outros dias da semana para as suas reuniões.
A periodicidade das reuniões depende da especificidade de cada grupo. Contudo, a larga maioria dos Grupos reúne-se uma vez por semana, cerca de uma hora.
As reuniões geralmente podem começar com oração inicial e terminadas com uma oração final. Cada reunião pode ter um tema que serve de trabalho principal de discussão, debate e reflexão. Nestas reuniões são também decididos e divulgadas atividades propostas, ensaiadas músicas e danças, etc.