O Grupo de Cursilhos São Francisco de Assis é composto por homens e mulheres que já passaram pelo "Encontro de Três Dias" realizado pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade desta Diocese de Anápolis.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, por sua vez, é um movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos, que irão fermentar de Evangelho os ambientes.

O Movimento de Cursilhos teve seu início na Espanha, no ano de 1948, com a iniciativa da Juventude da Ação Católica da Diocese de Palma de Maiorca, na Ilha de Maiorca.

O primeiro Cursilho no mundo foi realizado de 07 a 10 de janeiro de 1949.

Hoje, este movimento já se espalhou por todo o mundo; mais de 120 (cento e vinte) países realizam Cursilho.

No Brasil, o primeiro Cursilho foi realizado de 17 a 20 de abril de 1962, numa chácara em Valinhos, interior de São Paulo.

Em Goiás, o movimento chegou em 1966, sendo realizado o primeiro Cursilho em Goiânia, no período de 05 a 08 de janeiro daquele ano.

Em Anápolis, o primeiro Cursilho foi realizado de 23 a 26 de janeiro de 1969, no Seminário Regina Minorum.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade tem como Santo Padroeiro São Paulo Apóstolo, que foi escolhido para esse mister pelo Papa Paulo VI.

O Grupo de Cursilhos da Paróquia São Francisco de Assis se reune todas as terças-feiras, às 20 horas, com o objetivo de desenvolver e fortalecer entre seus integrantes - aí incluídos seus familiares, que também podem participar das reuniões - uma vivência comunitária que lhes ajude na perseverança, sempre evidenciando que para perseverar é necessário o contato com Cristo e com os irmãos.

Referido Grupo tem em mente que a importância do espírito de suas reuniões consite estabelecer um convívio baseado na amizade, com motivação religiosa, bem como compartilhar e crescer em Comunhão.

Durante as reuniões do Grupo também é feira a revisão do tripé, que nada mais é que procurar ver como estão - em cada um dos Cursilhistas do Grupo - três itens indissociáveis da vida cristã: PEDADE, ESTUDO e AÇÃO. Nesse contexto, não separa, Piedade, Estudo e Ação, mas, ao contrário disso, procura-se encará-los como um só, ou seja, como um todo. Afinal de contas, Piedade exige Estudo e motiva a Ação, o que, última análise , significa dizer que tudo isso é nada mais que cristianismo na rotina das coisas simples.

Por fim, porém o mais importante, o que mantém o Grupo firme em suas reuniões é a garantia, vinda do próprio Deus, de que onde dois ou mais estiverem reunidos em Seu Nome , aí Ele estará no meio deles. (Mt 18, 20)

DECOLORES!