SAUDAÇÃO À BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

*É uma breve composição, que recorda a Ave Maria, enriquecida por Francisco com outros pensamentos tirados e orações marianas, de algumas figuras do Antigo testamento e do Evangelho de Lucas.
** A “santa Mãe de Deus! É o prodígio d’Aquele que é “plenitude da graça e de todo o bem”. Ao Senhor, portanto, todo o louvor. A Maria, “virgem feita Igreja”, Francisco dirige esta Saudação, cheio de amor, admiração e assombro, como narra Tomás de Celano: “abraçava-a com indizível amor, pelo fato de que ela tornou irmão nosso o Senhor da majestade. Cantava-lhe louvores especiais, derramava preces, oferecia afetos tantos e tais que a língua humana não poderia exprimir.” (2 Cel 198)
Salve, Senhora santa Rainha, Santa Mãe de Deus, Maria, que sois Virgem feita Igreja, e eleita pelo santíssimo Pai do Céu, que vos consagrou por seu santíssimo e amado Filho e o Espírito Santo Paráclito! Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem! Salve, palácio de Deus! Salve, tabernáculo de Deus! Salve, morada de Deus! Salve, vestidura de Deus! Salve, serva de Deus! Salve, Mãe de Deus, e salve vós todas, ó santas virtudes derramadas, pela graça e iluminação do Espírito Santo, nos corações dos fiéis transformando-s de infiéis em servos fiéis de Deus!
Temei e honrai, louvai e bendizei, agradecei e adorai ao Senhor Deus onipotente, em sua Trindade e unidade, o Pai, o filho e o Espírito Santo, Criador do universo. (Regra Não Bulada, XXX, 2)