ORAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE

*Esta oração conclui a Carta de Francisco escrita, antes de 1223, a todos os Frades da Ordem (w.50-52). Nesta Carta, a mais testemunhada nos manuscritos, depois da Regra não bulada e do Testamento, Francisco fala daquilo que mais particularmente guarda no coração: a digna celebração da Eucaristia e da Liturgia das Horas. Depois de varias admoestações, termina, em forma de síntese e de sigilo, com uma oração que revela a sua profunda e tocante unidade com Deus, Uno e Trino.

**A oração, Onipotente, documenta os grandes passos dados por Francisco na vida espiritual e evangélica. Permite-nos intuir que imagem tinha de Deus: Onipotente, eterno, justo e misericordioso; e da pessoa humana, criatura frágil, mas capaz, com a ajuda da graça, de conhecer o que Deus quer, de querer o que a Ele agrada e de fazer a sua vontade. Nesta oração, sobretudo, Francisco traça o caminho que a sua Fraternidade e a Igreja são chamadas a percorrer: seguir as pegadas de Cristo, impulsionadas pela ação do Espírito, para chegar ao Pai, que vive glorioso e onipotente “na Trindade perfeita e na Unidade simples.”

Eterno Deus onipotente, justo e misericordioso, concedei-nos a nós míseros praticar por vossa causa o que reconhecermos ser a vossa vontade e querer sempre o que vos agrade, a fim de que, interiormente purificados, iluminados e abrasados pelo fogo do Espírito Santo, possamos seguir as pegadas de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e por vossa graça unicamente chegar até vós, ó Altíssimo, que em Trindade perfeita e unidade simples viveis e reinais na glória como Deus onipotente por toda a eternidade. Amém.