Paróquia São Francisco de Assis

Comunidades e Santuarios

Incrusta na Vila Santa Maria de Nazareth, sob o patrocínio da Imaculada Conceição, a comunidade mais antiga da Paróquia São Francisco de Assis, contemporânea da comunidade matriz, presente na história da diocese e da cidade, modelo de organização e destaque na ação dos leigos e leigas na Igreja.

Em cada pastoral, grupo ou movimento encontra-se presente os dons dos irmãos que se esmeram cotidianamente para servir a Deus e ao próximo,  buscando a concretização do Reino de Deus, na prática da oração e da Justiça social.

Assim acontece na comunidade Imaculada Conceição que busca em sua estrutura humana e material o serviço, concentrando esforços para que o Evangelho seja atualizado e as pessoas que buscam os Sacramentos sintam-se acolhidas para aderirem ao plano amoroso do Pai, consistente na conversão e salvação das almas.

Os irmãos e as irmãs estão envolvidos também nos eventos a nível paroquial, a cada atividade proposta fazem presentes pessoas da comunidade dispostas a ajudar para o seu bom êxito.

As pastorais, grupos e movimentos procuram atender aos irmãos em todas as faixas etárias, desde os Sacramentos da Iniciação Cristã até na velhice e/ou doença, quando impossibilitados de se dirigirem a Igreja são atendidos pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

Para as crianças e jovens a pastoral da catequese, estruturada desde a sementinha até a catequese para jovens e adultos, após a recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã os jovens são convidados a integrarem o grupo de jovens, JOCAVI (Jovens Cavalheiros da Imaculada) completando um ano de funcionamento.

Endereço: Praça Imaculada Conceição – Vila Santa Maria de Nazaré

Telefone: (62) 3324-9715

As crianças e jovens têm encontram na música motivo para aderirem eficazmente às ações da Comunidade, no coral Anjos do Senhor, responsável pelas celebrações do 4º Domingo do mês, os ensaios são realizados todos os sábados.

A pastoral familiar está se estruturando e os seus membros têm envidado esforços para promoverem assistência às famílias no âmbito que lhe são peculiares, com encontros, formações e acompanhamentos personalizados. No mês de agosto deste ano realizou-se o segundo encontro para Casais, dia privilegiado para oração, reflexão e partilha.

Os vicentinos assistem diversas famílias carentes no bairro, na concretização do “pão nosso de cada dia”, angariando e distribuindo alimentos, roupas e brinquedos para as crianças, sem olvidar da disseminação da fé cristã.

As atividades ligadas à liturgia são organizadas pelos acolhedores, leitores e músicos, que doam os seus Dons para o embelezamento das ações litúrgicas. Cada grupo da comunidade tem assento nas celebrações durante o mês, com a participação dos vicentinos, equipe do dízimo, catequese e jovens.

O conselho, o Pároco e os colaboradores laboram incessantemente para a organização geral da grei, em seu aspecto humano e físico, sendo que no início deste ano nominou-se o centro de pastorais“Frei David Jerome Babcock”, grande incentivador da comunidade, falecido no mês de junho deste ano.

Atualmente o sonho dos irmãos está em fase de conclusão, o remodelamento da igreja com a construção de uma torre e o complexo de atividades ligadas à secretaria, dízimo, sacristia, confessionário e depósito.

Inaugurada no dia 12 de outubro de 1982, a Capela de Santa Maria dos Anjos da Paróquia de São Francisco de Assis, localizada à Avenida Jamel Cecílio, 719, Bairro JK- Nova Capital representa o ponto central da evangelização na região do Bairro Jundiaí- Nova Capital.

A construção da Capela teve inicio  graças aos esforços empreendidos pelas Irmãs Franciscanas de Allegany, representada pela Irmã Ana Cristina da Silva e de inúmeros colaboradores e aos poucos a pequena igreja  tornou-se insuficiente  para acomodar o grande número de fieis que participam das celebrações ali realizadas.

Construída com parcos recursos, a igreja foi aos poucos tomando a forma do que hoje representa para todos os fiéis, havendo grande procura para a realização de eventos, principalmente casamentos.

A Capela conta atualmente com 04 (quatro) celebrações semanais (quarta-feira às 19;00hs; sábado às 19:00hs; domingo às 07:30hs, 11:00hs e às 19:00hs),  contando ainda com a Novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, às segundas-feiras  às 19:00hs, sendo a única Capela da Paróquia de São Francisco a realizar a respectiva Novena, onde  estão presentes o pão da palavra e o pão da eucaristia, razão pela qual, várias bênçãos de curas foram alcançadas.

A Capela é também conhecida pelo fato de ser uma  “Comunidade Acolhedora”, onde as pessoas se sentem verdadeiramente acolhidas proporcionando uma melhor evangelização e consequentemente um crescimento espiritual, social e pastoral, fato este, que se traduz na realização de uma das mais belas festa social da Paróquia de São Francisco (Festa de Santa Maria dos Anjos) realizada  entre os dias 31 de julho a  05 de agosto, sendo que no dia 02 de agosto é o ápice da parte religiosa, pois é o dia dedicado à Santa Maria dos Anjos.

Endereço: Av. Jamel Cecílio, 719 – Bairro JK

Telefone: (62) 3314-2662

A  Capela é ainda privilegiada com a realização do Cerco de Jericó que acontece no primeiro domingo de cada mês e se estende até o domingo seguinte, onde o Santíssimo fica exposto das 08:00hs às 20:00hs, proporcionando aos fieis um encontro mais íntimo com Jesus.

Esta é uma pequena biografia  de uma longa caminhada de evangelização e fé realizada na Capela de Santa Maria dos Anjos, acolhendo sempre os irmãos em Cristo.

Capela Santa Maria dos Anjos.

Comunidade Acolhedora.

PAZ e BEM!

A comunidade são Lucas nasceu através de um grupo de oração chamado Nossa Senhora Da Rosa Mística, fundada pelo Sr Antônio e pela Sr Dilma.

Com o passar do tempo vieram novas coordenações, como a dona Geralda, que foi uma das coordenadoras do grupo de oração, que visitava as casa dos moradores da região.

Em 1992 na gestão do Frei Davi pároco da Paróquia São Francisco, começaram as celebrações na casa da Dona Geralda, uma vez por mês, e logo mais alugaram um pequeno galpão.

Em 1993 foi criada a primeira turma de catequizados da primeira eucaristia, eram 22 crianças e logo mais nos foi doado um terreno para a construção da igreja.

Começamos a construção no terreno, com um pequeno salão e logo mais a pequena capela juntamente com os pais e com ajuda de mutirões.

Com a saída do frei Davi veio a gestão do Frei Sebastião que deu continuidade na construção da capela São Lucas.

Com o passar do tempo e com o crescimento da capela tivemos a necessidade de aumentar a igreja, que teve início na gestão do Frei Paulo Henrique, e dando continuidade na gestão do Frei Longuinho.

Na gestão do Frei Carlos ele continuou com as obras e deu andamento para a finalização da construção da Comunidade São Lucas.

Hoje na capela contamos com os seguintes movimentos.

Grupo de Jovens Jumac, Catequese, Cursilho, Sagrado Coração de Jesus, Renovação Carismática, e também contamos com 3 celebrações na semana.

Endereço: Rua NJ-1, Bairro Novo Jundiaí

Tudo começou no dia 12 de outubro de 1999, uma turma de pessoas se reuniram na casa da Sr. Célia no Parque Brasília para rezar o Santo terço. Com o tempo a quantidade de pessoas foram só aumentando.

Passado algum tempo, visto que o terço já tinha uma quantidade boa de fiéis, viram a necessidade de ter Santas missas ou celebrações da palavra, foi então que o Sr. José Geraldo de Jesus tomou a iniciativa de falar com o Pároco Frei Longuinho, onde a partir daquele dia, delegou o Ministro Sebastião Morais para fazer a celebração da Palavra aos domingos, celebrações que aconteceram na casa da Srª Helena, no Parque Brasília.

Passou um tempo, os fiéis Sr. José, Venerando e Célia decidiram alugar um salão para que acontecesse as celebrações, e assim fizeram, o salão estava com péssimas condições, e para que o organizasse melhor o Sr. José Geraldo promoveu uma excursão para Trindade, cuja renda seria destinada à reforma do salão.

Com aumento de pessoas na comunidade viram também a necessidade de catequisar as crianças, surgiu na comunidade as primeiras catequistas, a Sirlene Portela, Zezinha, Beatriz Poliana, Marcia e a Marta Maria, o Diácono Zezinho dava a elas formação e ajudava elas na catequese.

Com esse crescimento da comunidade precisávamos de um espaço maior e definitivo.

Endereço: Rua PSJ-10, Parque São Jerônimo

Telefone: (62) 3976-2116

Com uma indicação do Sr. João Batista, para o vereador Ilmar Lopes da Luz o sr. José Geraldo, que fez oficio com pedido de doação de um terreno publico para uma capela em nome da paroquia São Francisco meses depois recebemos através do projeto de lei complementar n° 029 de 11 de setembro de 2002, a autorização do chefe do poder executivo municipal a doar a areia de terreno no parque São Jeronimo para Diocese de Anápolis- Paróquia de São Francisco o total da areia doada foi 2.124,10 metro quadrado com a posse do nossa terreno o objetivo era construir nossa capela somos lá cercamos o terreno com ajuda do sr. Almiro que tinha doado a mateira e o arame

Os bancos eram improvisados feitos de taboas que não iam ser usados mais na construção e algumas cadeiras de plásticos que a paróquia doou, mesmo assim a comunidade crescia com muita alegria união entre as pastorais

Em 2004 com a saída do Frei Longuinho e posse o Revmo. Frei Edgar Alves Pereira veio a sugestão de troca do nome da comunidade de São Jeronimo para Santo Expedito razões pelas quais Santo Expedito era um santo mas popular e a Diocese de Anápolis não tinha nenhuma igreja com esse nome. Com essa mudança veio o aumento de fieis e devotos de Santo Expedito. A missa para oficializar o nome da comunidade foi realizada no dia 19/02/2006 pelo Frei Edgar Alves Pereira, nessa celebração teve a participação de 246 pessoas devotos de outras cidades, como Catalão, Pires do rio, Porangatu… Nesse dia foi doado para a comunidade o primeiro sacrário pela Srª Carmem Lucia, de Pires do rio, no qual ficou guardado por algum tempo até ser definido a sua colocação definitiva.

No final da gestão do Frei Edgar a obra foi parada só reiniciando com a posso do Frei Paulo Sérgio em 2007.

Ainda na gestão do Frei Paulo a comunidade teve um grande crescimento tanto no espaço físico quando na espiritualidade. Promoveram então, além da festa do padroeiro vários eventos para dar continuidade ao trabalho.

Com a chegada do Atual pároco Rvmo Frei Carlos Antônio voltou ter uma atenção muito grande no sentindo do acabamento das obras que estavam para ser concluídas e mesmo enfrentando algumas resistência de algumas pessoa da comunidade fez valer sua função de pároco e de início a colocação do piso na parte superior da igreja, fez o altar definitivo, trocou todos os bancos, concluir a parte mezanino com a colocação do piso nas escadas e os blindex   frontais, construiu a secretaria, confessionário, e contratou a primeira secretária Lorena Oliveira, com essa contratação da secretária facilitou todo o trabalho de comunicação entre a Matriz e a comunidade. Construiu também três salas de baixo da rampa que são usados para os trabalhos das pastorais, trocou os móveis da sacristia, secretaria e confessionário. Trocou o som, instalando um som novo com mesa de regulagem e boa qualidade. Foi feito tudo que era de anseio da comunidade.

A Comunidade São José foi estabelecida na Paróquia São Francisco de Assis no ano de 2014. A primeira Santa Missa desta comunidade foi celebrada pelo Pároco Frei Carlos Antônio, no dia 05 de outubro de 2014, no Bairro Anápolis City. Em janeiro de 2015, o Pároco instituiu quatro pastorais na comunidade São José. Foram elas: Liturgia, Acolhida, Dízimo e Musica. A Comunidade foi abrigada em salão do Posto City e, neste local, permaneceu até o ano de 2017. No ano de 2016, apoiada pela Matriz, a comunidade conseguiu adquirir um lote no Anápolis City, local aonde será construída a Capela de São José. No ano de 2017 as Celebrações da Santa Missa passaram a acontecer na Escola de Pais do Brasil, também localizada no Bairro Anápolis City. Dois sacramentos do Batismo já foram celebrados na Comunidade e, a partir de 2018, todas as sextas-feiras, celebra-se a novena de São José. No dia 23 de setembro de 2018, um importante marco da Comunidade foi realizado: a celebração de instituição da Pedra Fundamental, que aconteceu no lote onde a Capela São José será constituída, As celebrações na Comunidade São José ocorrem aos Domingos As 10 horas da manha. Todas as sextas-feiras, a partir das 19 horas e 30 minutos, celebra-se a novena de São José. São José. São José, rogai por nós!

Endereço: Escola de Pais: Rua S-59, Qd. 53 – Lt. 11/12 – Anápolis City

X