Paróquia São Francisco de Assis

Frei Carlos Antônio da Silva, ofm

No dia 16 de Setembro de 1966 nasceu Carlos Antônio da Silva filho de Floriano Gomes da Silva (In memoriam) e Lauzina Cipriano Gomes isso na cidade de  Ouro Verde – GO. Foi batizado no dia 07/01/1967 na Paroquia São Sebastião – Ouro Verde. Desde muito novo um jovem incansável e trabalhador! Morando na Jaiara e dedicando tempo nas pastorais da Paroquia Sant’Ana, também trabalhou com comerciantes do centro de Anápolis e foi gançon em festas de pessoas que hoje são seus paroquianos.  Após os anos de colegial e engajamento juvenil diocesano decidiu ele ingressar na família franciscana, na Ordem dos Frades Menores. Recebeu o sacramento da Crisma na Paroquia Nossa Senhora de Fatima em Anápolis – GO.  No ano de 90 entrou para a primeira etapa de formação franciscana o aspirantado, este feito no convento Sant’Ana com o saudoso frei Luiz Geraldo Siracusa (in memoriam) como seu  mestre. Fez seu noviciado na cidade de catalão – GO recebendo o habito franciscano e passando a ser chamado de Frei Carlos, teve como mestre o frei João Jose Burke que logo em seguida fora ordenado bispo. Após os primeiros votos de Obediência, pobreza e castidade feitos ao dia 12/01/1993 seguiu para os estudos filosóficos em Rondinha – RG. ESua decisão definitiva e perpetua de viver como frade menor veio no ano de 1997, especificamente no dia 01/08 daquele ano, onde professou pelo resto de sua  vida os conselhos evangélicos na Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil. Cursou os  estudos de Filosofia e foi licenciado pela Universidade São Francisco. Frei Carlos trabalhou na animação vocacional por seis anos, incentivando e animando tantos jovens a fazerem uma experiência franciscana na vida consagrada. Neste período frei Carlos passou por Pires do Rio –GO / Porangatu – GO / Goiânia – GO e Anápolis – GO. Seus estudos de Teologia foram feitos no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG) na cidade de Goiânia – GO. Como consequência de sua missão e total doação, sua vida ministerial teve inicio e o frade ordena-se diácono no dia 01/05/2003 na cidade de Ipameri – GO seu ordenante foi o  Frei Dom João Wilk, bispo de Formosa naquela época e atualmente o bispo da Diocese de Anápolis, após o serviço diaconal foi ordenado presbítero juntamente com seu confrade frei Edgar Alves no dia 12/12/2003 (Nossa Senhora de Guadalupe) na Paróquia Sant’Ana pela imposição das mãos de antigo mestre de noviciado, Dom João Jose Burke (in memorian). Já no ano seguinte foi nomeado pároco da Paróquia de Sant’Ana onde permaneceu nesta comunidade por três anos. Foi pároco no Santuário Santo Antônio em Brasília – DF e em seguida mudou-se para Goiânia – GO como pároco da Paroquia São Francisco de Assis e mestre dos frades estudantes. Frei Carlos também tem complementação acadêmica de pós-graduação – Lato Senso. Frei Carlos desempenha o serviço de definidor e secretario de evangelização e missão dentro da Província. Atualmente frei Carlos Antônio é o pároco da Paroquia São Francisco de Assis da cidade Anápolis, sua provisão de pároco iniciou-se no ano de 2013. Também foi eleito pelo clero como representante e conselheiros dos religiosos na diocese de Anápolis. Nesta paroquia foi bem acolhido pelo povo e executa seu trabalho de pastor incansável!