Paróquia São Francisco de Assis

6ª feira da 3ª semana do Advento

1ª Leitura

Cântico 2,8-14

8 É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9 O meu amado parece uma gazela ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10 O meu amado me fala, dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11 O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12 No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13 Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14 Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Sl: 32 (33)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! / Cantai para o Senhor um canto novo!

Dai graças ao Senhor ao som da harpa, / na lira de dez cordas celebrai-o! / Cantai para o Senhor um canto novo, / com arte sustentai a louvação! – R.

Mas os desígnios do Senhor são para sempre, † e os pensamentos que ele traz no coração, / de geração em geração, vão perdurar. / Feliz o povo cujo Deus é o Senhor / e a nação que escolheu por sua herança! – R.

No Senhor nós esperamos confiantes, / porque ele é nosso auxílio e proteção! / Por isso o nosso coração se alegra nele, / seu santo nome é nossa única esperança. – R.

Evangelho

Lucas 1, 39-45

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Palavra da salvação.

Sabor da Palavra

Visita de Maria à Isabel

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1,42)

Após a notícia de que seria a mãe do Salvador, Maria pôs-se a caminho ao encontro de Isabel, sua prima, que esperava um filho na velhice graças à onipotência divina. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino pulou de alegria no seu ventre e, cheia do Santo Espírito, proclamou Maria como a bem-aventurada entre todas as mulheres, bem como o fruto que trazia no ventre. Chamou-a, também, de feliz por ter acreditado nas palavras do Senhor, pois tudo quanto fora dito se tornara realidade. Maria, a amada do Senhor, é modelo da generosidade, do serviço, do encontro carregado de ternura e aconchego. Ela não guarda o Deus-Menino para si.

Que possamos aprender com ela a confiar na providência divina pondo-nos inteiramente disponíveis para abraçar o projeto de Deus que, sendo maior do que o nosso, faz-nos ter uma visão global da vida nos libertando dos grilhões da mesquinhez, do egocentrismo e da indiferença.

Rezemos pedindo a Deus que nos dê a graça de acolhermos o seu Filho em nossos corações, em nossa família e em nossos sonhos e projetos. Que o ódio e a intolerância; a embriaguez e a gula; a preguiça e o ativismo; a TV e o Facebook, não ocupem o lugar de Jesus em nossa vida.

Vem Senhor Jesus!

Reflexão feita pelos noviços.